Volta Aérea a Moçambique

A VAM07 realizou-se entre 28 de Fev e 15 de Março de 2007. Este blog tem a intenção de mostrar um pouco do que foi feito nesta verdadeira aventura. Moçambique é um país maravilhoso que constantemente nos surpreendeu e sempre pela positiva. Pensamos que vale a pena conhecer as desconhecidas maravilhas que encerra. Em África talvez seja o país mais completo e da mais extraordinária beleza, onde se tem um pouco de tudo aquilo que se imagina.

sábado, 23 de junho de 2007

02 Mar 07 Massingir - Chimoio - Chitengo - Gorongoza

ZS-FAI (Pedro Gaivão+Bruno+ Carlos Cirne)
ZS-FIJ (Eduardo Maya+Paulo Marques+ Tiago Guimarães)
ZS-FIF (Lourenço+Carlos Fernandes+Fátima Luz)
ZS-OHK (Pedro Venâncio+Dário Teixeira+Nuno Coimbra )
Despertar às 06:00 e pequeno-almoço. Estava combinado termos o transporte às 06:30. O motorista adormeceu e ficáamos à espera até este aparecer. Carregamos as bagagens e subimos para a carrinha para mais um sacrifício através da picada que durou cerca de 45 minutos.
Chegamos ao aeródromo e pela primeira vez tivemos que fazer o abastecimento dos aviões a partir dos bidões e à mão. A tarefa demorou muito mais tempo do que tínhamos previsto mas lá se conseguiu. De salientar, que em termos logísticos o pedido de colocação do bidões de avgas no aeródromo de Massingir e nos restantes aeródromos onde foi necessário, funcionou em pleno. Uma palavra de agradecimento para todas as pessoas que trataram deste assunto. Entretanto a Fátima aproveitou o tempo e foi visitar o "Free Shop" de Massingir por sugestão do Paulo Marques enquanto o Tiago filmava todas as acções.
Tivemos também a primeira tarefa de manutenção para o Bruno. O OHK tinha um pneu do trem principal esquerdo vazio. Com o spray de “goma” que tinha sido colocado em cada avião para fazer face a este tipo de problemas, lá se resolveu o assunto. Estabeleceu-se entretanto a estratégia para o voo. Em virtude a autonomia dos C172 (FIF e OHK) ser limitada a cerca de 4 horas, não dava para cumprir o voo previsto para o dia, pois tínhamos que fazer uma aterragem intermédia para abastecer. Para evitar a aterragem no aeroporto do Chimoio especialmente por causa das taxas (40,00 Euros por avião), o Piper Cherokee FAI descolou em primeiro lugar indo à frente para verificar duas pistas que estavam assinaladas nas cartas --------- --------- se tinham condições de operação para o abastecimento dos C172 a partir de “Jerry Cans” que cada avião transportava como reserva (50 litros em cada avião).
Após o sobrevoo das pistas em questão, constatou-se que nenhuma oferecia condições de segurança para a operação, e a partir daí ficamos condicionados ao Chimoio. A viagem foi fabulosa, particularmente na região do Monte Binga onde a paisagem nos surpreendia a cada momento pela sua inegualável beleza. A selva, alocalização de algumas aldeias, os rios e ribeiros das montanhas eram inacreditávelmente belos. Foram imagens inesquecíveis para todos.
No Chimoio procedeu-se ao abastecimento enquanto o C182 FIJ prosseguiu directo para o Chitengo/ Gorongoza afim de averiguar se a pista do destino estava em condições para a podermos utilizar.
Retemperados com uns sumos e pregos, descolamos com os 3 em direcção ao Chitengo.
Já no ar, tivemos o reporte do FIJ de que a pista do Chitengo não tinha condições e que este já estava já na pista da Gorongosa e ia aterrar pois a pista (de capim) estava boa.
Passados mais uns momentos, tivemos novamente um contacto do FIJ que já estava aterrado com a seguinte teor: - a que distância estão da Gorongosa? Respondemos de acordo (35 NM, cerca de 20 minutos de voo para o destino). – Estão aqui a informar-me de que o Rui Veloso está na pista do Chitengoa fazer um trabalho para a RTP Africa, e estão a pedir-me para fazer por lá uma passagem com os aviões!
Respondemos afirmativamente. Com o FIF a número 1, reunimos a formação (FAI, FIF, OHK) antes de chegar à pista, e fizemos um circuito com Low Brake de 3 segundos, e de seguida uma nova passagem baixa sobre a pista, verdadeiras “rapadas” particularmente o FAI que impressionou toda a gente, e então prosseguimos para a pista da Gorongosa.
Aterramos na Gorongosa ao fim da tarde quase pôr-do-sol, e estava à nossa espera além de muita gente que que estava espalhada junto à pista e também nesta, uma carrinha do parque que nos levaria ao destino para pernoitar. (Parque Nacional da Gorongosa)
Estava também o helicóptero do parque que transportou 5 dos elementos da expedição. Foi a sua estreia nestas máquinas. O Pedro Gaivão também pensou em ir, ,mas como não havia comandos do lado esquerdo desistiu, porque não o poderia pilotar.
Chegados ao destino, fomos muito bem recebidos pelo director do parque o Sr. Vasco Gallante. Distribuídos os bangalows e depois de um bom banho veio uma fresca cerveja e a hora do jantar. No restaurante encontrámo-nos com o Rui Veloso que acabou jantando connosco, e que ao saber do que estáva-mos a fazer, só dizia: - vocês são mas é malucos!!!
O jantar foi calmo e fértil em histórias e rir era o “prato do dia”. Durante o jantar, o Sr. Vasco Gallante referiu que tinha um funcionário no parque (o Soro) que tinha construído um instrumento que era digno de ser ouvido mas que no momento não se encontrava lá. Depois da refeição, o Nuno Coimbra quando se dirigia para a sua cama, tropeçou numa raiz que o fez cair com a cara no chão. Foi altura do Carlos Cirne intervir. Curativo e “Guronzan” para a manhã. Estava lindo! A cara parecia um bolo. Outra parte do grupo ficou sentado numas mesas colocadas no recinto junto à piscina, continuando com as histórias e com a galhofa até altas horas da madrugada apreciando a linda noite africana com uma temperatura e uma lua fenomenais. Ficou nessa noite famosa a frase “Caga e descola” que até os estrangeiros de estadia no Parque devem ter memorizado, tantas vezes foi pronunciada. Correu a rodos a cerveja. Claro que o dia seguinte era de folga para visitar o Parque Nacional da Gorongosa.
Essa noite foi também noite de eclipse lunar que verdade seja dita, já não se conseguiu ver.

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