Volta Aérea a Moçambique

A VAM07 realizou-se entre 28 de Fev e 15 de Março de 2007. Este blog tem a intenção de mostrar um pouco do que foi feito nesta verdadeira aventura. Moçambique é um país maravilhoso que constantemente nos surpreendeu e sempre pela positiva. Pensamos que vale a pena conhecer as desconhecidas maravilhas que encerra. Em África talvez seja o país mais completo e da mais extraordinária beleza, onde se tem um pouco de tudo aquilo que se imagina.

sábado, 23 de junho de 2007

28 Fev 07 Joanesburgo - Kruger - Maputo

ZS-FAI (Pedro Gaivão+Bruno) ZS-FIJ (Eduardo Maya) ZS-FIF (Lourenço+Carlos Fernandes) ZS-OHK (Pedro Venâncio)

Despertar às 05:30 da manhã com saída às 06:00. O Eduardo foi o último a chegar e que para contrastar era sempre quem mais queria sair à noite, mas nunca saiu. O casal que nos hospedou teve a amabilidade de nos transportar e acompanhar a Brakpan no dia da partida.
Cada um no seu avião acomodou as bagagens e fez os últimos preparativos para a partida. Após as inspecções exteriores, purgas, retirada de calços, etc. vieram as despedidas e os votos de boa sorte por parte de todos os presentes. Motores em marcha, e partimos para uma aventura fabulosa e sem paralelo nas nossas vidas.
Com a atenção completamente posta no voo lá fomos cumprindo os pontos da rota, sentindo os aviões e descobrindo a sua "personalidade"até chegarmos ao aeroporto Kruguer Internacional onde fizemos o controlo de passaportes para saída da África do Sul.
Depois de aterrados, verificou-se existir um problema com o ZS-FIF que levou algum tempo a resolver. Abastecidos os aviões e tratadas as formalidades, fomos almoçar. Após a refeição e com cerca de 4 horas de atraso, descolamos com destino ao Maputo.
O voo correu bem e chegamos ao Maputo ao pôr-do-sol. Entrámos num circuito esquerdo para a pista 10. Fomos recebidos pelo Sr. Manuel Silva (“Manecas” funcionário da embaixada de Portugal em Moçambique), pelo Miguel Ribeiro e por dois jornalistas da “Lusa”. As formalidades embora demoradas, no fim de um dia cansativo não esmoreceram o grupo. Começaram as Taxas e mais Taxas. Foi uma constante durante toda a expedição. Eram exorbitantes comparadas com Portugal, África do Sul e práticamente todo o mundo, sendo que os serviços apesar do esforço eram limitados.
O Miguel transportou-nos para o hotel, mas teve que esperar muito tempo. Foi sempre muito atencioso, não só no Maputo, mas acompanhou a VAM07 e ajudou-nos a solucionar algumas dificuldades que foram surgindo. Obrigado Miguel.
Chegados ao hotel, encontrámos os outros 6 elementos da VAM. O Dário (Piloto), Nuno Coimbra (Fotógrafo), Paulo Marques (Empresário), Fátima Luz (Realizadora TV), Tiago Guimarães (Operador de câmara) e o Carlos Cyrne (Médico). Retemperadas as forças no Hotel Girassol, seguimos para o Aeroclube de Moçambique onde nos foi oferecido um beberete. A recepção dos aviadores moçambicanos foi uma bela surpresa. Estavam presentes entre muitos outros o Miguel Ribeiro, Manecas e o Presidente do Aeroclube, o Sr. Alves Gomes. Moçambique é um país com grande tradição aeronáutica e o Aeroclube o repositório desta herança deixada pelos portugueses e mantida com empenho.Jantámos todos no Cristal onde a ementa como não podia deixar de ser foi marisco. Muito e bom!
Regressados ao hotel ainda se discutiram alguns pormenores sobre o voo do dia seguinte, que seria o primeiro voo oficial da VAM.